O iene retrocedeu a um mínimo em oito meses, as bolsas da Ásia caíram e o petróleo subiu após a Coréia do Norte ter anunciado nesta segunda-feira que realizou um teste nuclear.O Conselho de Segurança da ONU havia advertido à Coréia do Norte contra sua intenção de realizar um teste nuclear, destacando que poderia sofrer conseqüências não especificadas. Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira que espera que a ONU tome ações imediatas sobre o assunto.
A preocupação com a Coréia do Norte colocou um manto de dúvidas sobre os mercados da Ásia, enquanto os investidores se preparavam para uma escalada nas tensões.
- O aumento na tensão internacional possivelmente será um incentivo para a venda do iene - disse Masafumi Yamamoto, estrategista de câmbios do Nikko Citigroup em Tóquio.
- Se a situação se intensificar como ocorreu antes do começo da guerra do Iraque, terá um impacto negativo nos mercados financeiros - acrescentou.
O dólar subiu até 119,29 ienes por unidade, seu máximo desde o início de fevereiro, depois das notícias sobre o teste nuclear, e o euro se fortaleceu acima dos 150 ienes.
A moeda americana também encontrou apoio nas expectativas de que a taxa de juros possivelmente não irá cair no curto prazo depois do relatório sobre empregos nos Estados Unidos divulgado na sexta-feira, que mostrou o fortalecimento do mercado de trabalho.
As bolsas asiáticas caíram durante o pregão, lideradas pelo mercado de Seul. O índice de referência Kospi perdeu até 3,6%, níveis vistos pela última vez em 14 de agosto, antes de se recuperar ligeiramente e fechar em queda de 2,41%, sua maior perda percentual diária desde 13 de junho.
Os mercados financeiros do Japão estiveram fechados por um feriado nacional, mas o índice MSCI de ações asiáticas não japonesas perdia 0,96%.
- A economia da Coréia do Norte está virtualmente fechada para o resto do mundo e seu impacto regional não seria significativo a menos que haja um confronto militar importante - disse Wang Qing, um economista do Bank of America em Hong Kong.
No entanto, o índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong caía a 1,40% e o Strait Times, de Cingapura, perdia 1,36%. Os principais índices em Jacarta, Sidney, Bangcoc e Manila também caíram.
Os mercados financeiros de Taiwan estiveram fechados por um feriado nacional, mas o TSMC, o maior fabricante mundial de chips por contrato, anunciou um aumento de 6,5% em suas vendas não consolidadas de setembro.
O petróleo americano chegou foi cotado até um máximo de US$ 60,50 por barril antes de retroceder a US$ 60,11, uma alta de 35 centavos. Os operadores disseram que o principal foco de atenção do mercado estava no possível acordo formal dos membros da Opep para reduzir sua produção em um milhão de barris diários.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia