O ex-presidente Jair Bolsonaro falará nesta sexta-feira em um evento no condado de Miami-Dade, na Flórida, organizado pelo grupo conservador Turning Point USA, em um clube de golfe pertencente ao consórcio empresarial do ex-mandatário americano Donald Trump.
Bolsonaro, que está nos EUA desde 30 de dezembro e aguarda uma "mudança de visto" solicitada pelo seu advogado em janeiro para permanecer mais tempo no país, será o protagonista do evento "Power of the People" ("Poder do Povo", em tradução livre) no clube Trump National, na cidade de Doral.
Trump, até agora o único pré-candidato republicano para as eleições presidenciais de 2024, tem mantido silêncio sobre a chegada de Bolsonaro aos EUA e não está ligado pelo menos publicamente ao evento desta sexta-feira (3), que teve início às 19h (horário de Brasília).
As instalações do Trump National podem ser alugadas para atividades variadas.
Turning Point USA, uma entidade dirigida por Charlie Kirk, um escritor conservador e comentarista político, divulgou a ocasião como o primeiro evento público de Bolsonaro após as eleições presidenciais brasileiras de 2022, nas quais foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta semana, Bolsonaro, que deixou o Brasil quando ainda era presidente, foi homenageado em Orlando, na Flórida, por cerca de 600 brasileiros. O ex-presidente está hospedado na casa do lutador de José Aldo.
Durante a homenagem, Bolsonaro disse que não pretendia voltar ao Brasil por algum tempo, mas que não quer deixar a política.
Sobre o governo de Lula, que visitará Washington na semana que vem e se encontrará com o presidente dos EUA, Joe Biden, Bolsonaro afirmou que "se ele continuar na linha que mostrou nestes primeiros 30 dias, não durará muito".
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia