Peritos alemães desativaram com sucesso na cidade de Dortmund neste domingo uma bomba aérea de 1,8 tonelada da Segunda Guerra Mundial, em uma operação que obrigou a retirada de 20 mil moradores da região.
As equipes de emergência terminaram sem complicações as tarefas de desmontagem da bomba no bairro de Hombruch por volta de 13h45 (horário de Brasília), cerca de cinco horas depois do início dos trabalhos.
O único incidente aconteceu quando, minutos antes de os especialistas começarem a trabalhar, dois cadeirantes entraram em contato com a polícia para comunicar que não tinham podido abandonar suas casas e permaneciam dentro da zona de segurança.
As forças de segurança evacuaram um raio de 1,5 quilômetro ao redor da bomba, que foi descoberta durante a análise de imagens aéreas de uma área industrial da cidade.
Apesar de na Alemanha continuar sendo frequente a descoberta e retirada de bombas da Segunda Guerra Mundial que não explodiram durante os intensos ataques da aviação aliada, o grande tamanho desta é pouco habitual.
Em Dortmund apenas três bombas com esse peso foram descobertas desde a guerra.
Em dezembro de 2011 aconteceu a maior evacuação da história da Alemanha, com cerca de 45 mil pessoas afetadas, devido às tarefas de desativação de uma bomba também de 1,8 tonelada descoberta na cidade de Koblenz.