Três integrantes das forças da Otan (aliança militar ocidental) no Afeganistão e mais cinco cidadãos afegãos morreram hoje na explosão de uma bomba à beira de uma estrada, de acordo com comunicado. A Otan não revelou a identidade dos mesmos, bem como as nacionalidades e a localização exata do incidente.
Outra bomba similar, ao sul do país, deixou três civis afegãos mortos e mais cinco feridos, no distrito de Shah Wali Kot, Província de Kandahar.
Essas bombas artesanais são usadas com frequência pelos insurgentes talebans em suas campanhas contra as forças militares afegãs e a missão da Otan no país e, por isso, são consideradas a principal causa das mortes entres as fileiras de ambos os contingentes.
Os fatos violentos são especialmente frequentes no arco sudeste do país, onde predomina a etnia pashtun, própria dos talebans.
Os insurgentes buscam a retirada das tropas da Otan e a deposição do governo do presidente afegão, Hamid Karzai. Neste caso, o objetivo é reimplantar um regime fundamentalista islâmico no país, assim como o que foi derrubado em 2001 pelos EUA.