Londres - Um pacote-bomba encontrado em um avião de carga no Reino Unido no final de outubro estava programado para explodir sobre a Costa Leste dos Estados Unidos, informou ontem a polícia britânica. "Exames indicaram que se o artefato tivesse sido ativado, isso seria às 10h30 BST [7h30 em Brasília] na sexta-feira, 29 de outubro de 2010", informou a polícia britânica em comunicado. "Se o artefato não tivesse sido removido da aeronave, a ativação poderia ter acontecido sobre a Costa Leste dos Estados Unidos."
Ao menos duas bombas foram enviadas dentro de cartuchos de impressoras, em pacotes despachados por aviões de carga do Iêmen rumo a Chicago, nos Estados Unidos. Após uma pista fornecida pela Arábia Saudita, os pacotes-bomba foram encontrados em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e em East Midlands (Reino Unido).
A polícia britânica disse que o avião de carga chegou ao aeroporto de East Midlands às 2h13 do dia 29 de outubro (23h13 do dia 28, em Brasília), vindo de Cologne, na Alemanha. A bomba só foi desativada por especialistas em explosivos quando eles removeram o cartucho de tinta da impressora por volta das 7h40 (4h40 em Brasília) menos de três horas antes do horário previsto para a explosão.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse no mês passado que não descartava que a bomba tivesse sido programada para explodir sobre o Reino Unido. Na semana passada, o ministro francês do Interior, Brice Hortefeux, disse que um dos pacotes-bomba foi desativado apenas 17 minutos antes de explodir.