A explosão de uma bomba sexta-feira (5) na cidade de Peshawar, no Paquistão, matou ao menos 20 pessoas e feriu outras, de acordo com a polícia e autoridades governamentais da província.
A explosão ocorreu perto de uma assembléia xiita numa movimentada parte da cidade. Um prédio desabou em chamas e outros seis ficaram bastante danificados e com focos de incêndio.
"Foi uma bomba. O número de mortes é muito alto. As pessoas ainda estão presas sob os destroços", disse a autoridade policial Kashif Alam.
Khizar Hayat, médico-chefe do principal hospital do governo na cidade, disse que pelo menos 20 pessoas morreram e 50 ficaram feridas - 20 em estado grave.
Testemunhas afirmaram que a explosão parece ter sido causada por um carro-bomba. A explosão derrubou postes da rua e funcionários de resgate tiveram seu trabalho dificultado por uma multidão furiosa.
O chefe policial da Província da Fronteira Noroeste, Malik Naveed Khan, disse que a bomba continha entre 20 e 25 quilos de explosivos.
Grupos militantes sunitas executaram diversos ataques armados e com bombas contra a seita minoritária xiita nas últimas semanas, à medida que a violência sectária se intensificou no noroeste.
Um pouco mais cedo, um ataque suicida com carro-bomba matara seis pessoas. Aparentemente os xiitas foram alvo do ataque na região de Orkzai, região tribal da etnia pashtun, também no noroeste do Paquistão