Uma grande explosão de um carro-bomba no centro de Beirute, no Líbano, deixou nesta sexta-feira cinco pessoas mortas, entre elas o ex-ministro libanês de Finanças, e mais de 50 feridas, informou a agência nacional de notícias "ANN".
Segundo a agência, dez prédios próximos sofreram grandes danos em função da explosão
A imprensa local afirma que a explosão foi um ataque deliberado e que o alvo foi a casa do ex-primeiro-ministro sunita, Saad Hariri, onde estava prevista uma reunião da coalizão 14 de março, contrária ao regime de Bashar al-Assad e simpatizante da oposição síria.
O primeiro-ministro em fim de mandato, Najib Mikati, convocou uma reunião de forma imediata da Alta Comissão de Socorro, informou a "ANN".
Mohamad Shatah era economista e foi conselheiro de Saad Hariri, além de ter sido embaixador do Líbano nos Estados Unidos entre os anos 1997 e 2000.
Nos últimos meses foram registrados vários atentados terroristas no Líbano, com dezenas de mortos, contra as forças de segurança e posições do grupo xiita libanês Hezbollah.
A segurança se deteriorou no Líbano desde o início da crise na Síria, em março de 2011, com um aumento dos enfrentamentos sectários, assassinatos e sequestros.