Militante palestino é encaminhado para o hospital em Gaza| Foto: Ibraheem Abu Mustafa / Reuters

Pelo menos seis palestinos morreram nesta terça-feira (4) no primeiro choque entre soldados israelenses e rebeldes palestinos na fronteira com Gaza desde uma trégua fechada em junho, informaram funcionários nos dois lados do conflito.

CARREGANDO :)

Israel promoveu um ataque aéreo contra Gaza depois de militantes palestinos terem disparado foguetes na direção de Israel. Mais cedo, o Exército israelense afirmou ter descoberto um túnel de 250 metros de extensão na fronteira que serviria de passagem secreta no eventual seqüestro de um soldado e enviou uma unidade para fazer frente à aparente ameaça.

O comando militar israelense alegou que não estava violando a trégua, mas sim eliminando uma ameaça. Por sua vez, o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, alegou ter reagido para prevenir uma incursão israelense.

Publicidade

O doutor Moaya Hassanain, do Ministério da Saúde de Gaza, disse que um palestino morreu e três ficaram feridos numa troca de tiros desencadeada pela operação israelense por causa do túnel. Ao mesmo tempo, outros médicos disseram que mais cinco palestinos morreram em um bombardeio promovido por Israel depois de o Hamas ter afirmado que havia disparado foguetes na direção do sul israelense.

Esta foi a primeira vez que os dois lados entraram em choque desde uma trégua acertada em junho entre Israel e o Hamas envolvendo a Faixa de Gaza. A única outra morte ali ocorreu em julho, quando soldados israelenses mataram uma adolescente palestino na fronteira. As informações são da Associated Press.