Seis pessoas foram mortas no domingo quando rebeldes colombianos detonaram explosivos perto de uma delegacia na cidade portuária de Buenaventura, no terceiro ataque sério de guerrilheiros em uma semana, disseram autoridades.
Dois policiais e quatro civis morreram e pelo menos mais 18 pessoas ficaram feridas quando os dois explosivos foram detonados, disse um porta-voz da polícia.
``A polícia foi chamada por uma briga entre dois homens. Quando eles se aproximavam, uma bomba explodiu e depois a segunda, o que acabou com esse trágico resultado'', disse o prefeito de Buenaventura, Saulo Quinones, à televisão local.
Autoridades acreditam que o ataque poderia ter sido por retaliação pelas operações contra drogas da polícia. Autoridades dizem que Buenaventura é um canal importante para o comércio de drogas do país, que envolve guerrilhas e milícias rivais.
Com a ajuda dos Estados Unidos, o presidente Álvaro Uribe reduziu a violência enviando tropas para retomarem áreas que estavam sob controle rebelde, além de desmobilizar milícias ilegais e de direita que lutavam contra guerrilheiros.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o maior grupo rebelde de esquerda do país, ainda é forte em áreas rurais. Autoridades colombianas e norte-americanas dizem que as Farc são uma organização terrorista e de tráfico de drogas.
Mais de 600 soldados e policiais foram mortos em combates no ano passado, e milhares de pessoas ainda são forçadas a sair de suas casas a cada ano pelos confrontos entre forças estatais e rebeldes.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião