Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
petróleo

Bombas caem em oleodutos no Iraque, sem atingir exportações

Duas bombas explodiram neste sábado (09) perto de oleodutos secundários que transportam óleo não refinado de um campo de petróleo próximo à cidade de Kirkuk, no norte do país, mas não afetaram as exportações para o porto de Ceyhan, na Turquia, disseram fontes das áreas de segurança e de petróleo.

O ataque ocorreu perto de dutos que transportam óleo do campo petrolífero de Bai Hassan para uma estação em Kirkuk, disseram um porta-voz do Ministério do Petróleo e funcionários da estatal North Oil Company.

"Duas bombas explodiram próximas a dois poços de petróleo no campo de Bai Hassan sem causar incêndio. Nós estamos avaliando os danos e uma equipe técnica já iniciou os reparos. As exportações não foram afetadas", disse Asim Jihad, porta-voz do Ministério do Petróleo.

A explosão ocorreu na madrugada de sábado e foi causada por bombas colocadas em dois dutos a cerca de 45 quilômetros a noroeste da cidade, disse um oficial da polícia em Kirkuk.

"Conseguimos neutralizar mais quatro bombas na mesma área", disse o oficial, sob condição de anonimato. Instalações de energia ainda são alvos frequentes de insurgentes, mais de nove anos após a invasão de 2003 liderada pelos Estados Unidos que derrubou Saddam Hussein.

A maior parte do petróleo do Iraque é exportada a partir de terminais do sul, mas cerca de um quarto de todas as exportações é bombeado através do estratégico duto Kirkuk-Ceyhan.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.