Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Atentado

Bombas em série fazem 69 mortos em Bagdá

Uma série de atentados contra alvos xiitas deixou ontem ao menos 69 mortos em Bagdá, quatro dias após o anúncio da morte de dois líderes da Al-Qaeda no Iraque e em meio à indefinição política ante as inconclusivas eleições de 7 de março.

Aparentemente coordenados, os atentados ocorreram num intervalo de duas horas – perto do horário das preces muçulmanas –, quando foram ativadas ao menos dez bombas em carros ou às margens de es­­tradas. Mais de cem pessoas ficaram feridas.

Cidade Sadr, bairro pobre de Bagdá e reduto do clérigo xiita antiamericano Moqtada al Sadr, foi alvo de quatro das bombas. Nenhum dos atentados foi suicida – marca registrada da Al- Qaeda –, mas as autoridades imediatamente atribuíram a série de ataques à insurgência sunita, que com frequência alveja os xiitas, numa tentativa de reacender as tensões sectárias.

Indefinição

O pleito de março não teve um vencedor claro: o partido do primeiro-ministro, Nuri al Maliki, obteve 89 cadeiras no Parla­­men­­to, contra 91 da legenda do ex-premier Iyad Allawi. Mas ne­­nhum dos dois conquistou maioria para governar, e a Justiça or­­denou a recontagem de 2,5 mi­­lhões de votos em Bagdá, o que pode mudar o resultado eleitoral. No meio tempo, o Iraque vive um vácuo político, enquanto os EUA preparam a retirada de suas tropas do país, que deve ser concluída até 2011.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.