Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terror

Bombas matam 3 e ferem 27 no nordeste da Índia

Pelo menos três pessoas morreram depois que supostos militantes separatistas detonaram três bombas na principal cidade do tumultuado Estado de Assam, no nordeste da Índia, nesta quinta-feira, informou a polícia.

As explosões feriram 27 pessoas, e o número de mortos poderá aumentar, disse a polícia.

A primeira bomba foi encontrada em uma lata de lixo em uma área residencial altamente populada, mas explodiu às 13h45 no horário local, antes que um esquadrão da polícia conseguisse desarmá-la. Dois outros artefatos explodiram no final da tarde, um deles perto de um shopping lotado.

Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo ataque até agora.

Mas, a polícia apontou a Frente Unida de Libertação de Asom (ULFA), um grande grupo separatista no Estado frequentemente culpado por ataques, como um provável autor das detonações.

"Suspeitamos que a ULFA esteja por trás dessas explosões", disse o inspetor geral de polícia de Guwahati, G.P. Singh, à Reuters.

O ministro do Interior da Índia, Palaniappan Chidambaram, deve visitar o Estado para uma inspeção de segurança na quinta-feira.

A ULFA está entre os mais de 20 grupos armados no nordeste da Índia que luta por uma pátria independente ou por mais autonomia política.

A organização acusa Nova Délhi de saquear os recursos minerais e vegetais da região, negligenciando a economia local e não garantindo nenhum retorno para a população.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.