Bombeiros chineses extinguiram um incêndio que se espalhou por mais de 15 horas depois que dois gasodutos explodiram no porto de Dalian, no nordeste da China, afirmou o agência Xinhua neste sábado (17).
O fogo ameaçou instalações no porto, que abriga parte das reservas estratégicas de petróleo da China, embora pareça ter sido contido, sem se espalhar para os tanques.
Um canal que transporta óleo cru de navios para um tanque de armazenamento explodiu na noite de sexta-feira, deixando um segundo gasoduto próximo de explodir também, disse a agência. Ninguém se machucou.
Os dois gasodutos pertencem á estatal China National Petroleum, a maior empresa chinesa de petróleo e subsidiária da Petrochina. A companhia administra instalações e uma parte das reservas estratégicas em Dalian. A mídia estatal não soube informar em que local o incêndio aconteceu.
Entretanto, o incidente parece ter atraído grande atenção dos oficiais superiores, com o presidente Hu Jintao, o primeiro-ministro Wen Jiabao e o chefe de segurança Zhou Yongkang instruindo sobre a prevenção da propagação do fogo.
Deixe sua opinião