A British Petroleum (BP) anunciou hoje em seu site que atingiu um novo recorde de petróleo capturado do poço Macondo, no Golfo do México. Ontem, a BP coletou 25.830 barris e queimou 10.270 de barris. Esses números superam o recorde anterior de quinta-feira (17), quando a companhia recuperou 16.020 barris e queimou 9.270 barris de petróleo. No total, a BP recuperou 298.600 barris desde que instalou um aparelho de contenção sobre o poço.
Segundo o almirante Thad Allen, da Guarda Costeira dos Estados Unidos e comandante federal responsável pela resposta ao desastre, a operação de captura de petróleo pode recuperar até 28 mil barris diários em sua capacidade máxima.
A operação envolve dois navios, o Discoverer Enterprise, que tem capacidade de coletar e estocar cerca de 18 mil barris por dia, e o Q4000, que pode queimar cerca de 10 mil barris diários.
A BP está sob intensa pressão para conter o vazamento que, segundo cientistas, libera entre 35 mil e 60 mil barris de óleo diariamente. A BP queimou ontem 52,2 milhões de pés cúbicos de gás natural. As informações são da Dow Jones.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil