O presidente da petroleira BP, Tony Hayward, afirmou hoje que a companhia conseguiu cortar a tubulação de seu poço com vazamento no Golfo do México e deve saber dentro de 12 a 24 horas se a iniciativa para interromper o derramamento terá sucesso.

CARREGANDO :)

"Demos um passo muito importante ao serrar a tubulação, já temos uma abertura do poço relativamente limpa, sobre a qual a cobertura poderá ser colocada", declarou Hayward em entrevista coletiva.

"As próximas 12 ou 24 horas devem nos dar uma indicação do quanto a tentativa dará certo". O próximo passo da BP é baixar a cúpula no que restou do aparato na esperança que a tampa contenha a maior parte do vazamento de petróleo e gás. Um equipamento será colocado sobre o vazamento para levar petróleo e gás a um navio-tanque na superfície.

Publicidade

A Casa Branca planeja enviar para a BP uma conta no valor de US$ 69 milhões para cobrir os custos de limpeza com o desastre de derramamento de petróleo na costa do Golfo, informou hoje o secretário de Imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs.

O dinheiro cobre, até o momento, as despesas relacionadas com as tentativas do governo de minimizar os resultados do derramamento de entre 12 mil e 19 mil barris de petróleo por dia na costa do Golfo, no pior desastre ocorrido na história dos EUA. A BP e o governo federal estão enfrentando pressões em relação ao derramamento de óleo. Obama deve viajar para a costa da Louisiana na sexta-feira.