O ciclista Bradley Wiggins, ganhador da Volta da França e de uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, encerra a lista de britânicos que serão condecorados pela rainha Elizabeth II em 2013, a qual destaca a presença de inúmeros esportistas.
A lista de condecorados de Ano Novo, uma das duas que são elaboradas a cada ano e que foi divulgada neste sábado (29), exalta especialmente os atletas que se destacaram nos Jogos Olímpicos de Londres, como o regatista Ben Aislie, que, como Wiggings, receberá o título de cavaleiro do Império Britânico e se passará a ser reconhecido como "sir".
Por sua parte, Wiggins - conhecido popularmente como Wiggo, agora "sir" Wiggo - se mostrou encantado com sua condecoração, embora tenha admitido que ainda levará um tempo para "assimilar" tal honra.
A ciclista paralímpica Sarah Storey receberá o título de "dama", enquanto a competidora de heptatlo Jess Ennis, a ciclista Victoria Pendleton, o corredor paralímpico David Weir e o britânico-somali Mo Farah, ganhador do ouro nos 10 mil e 5 mil metros, serão condecorados com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE), de menor categoria.
Outras pessoas vinculadas à realização dos Jogos de Londres também serão premiadas, como o presidente do comitê organizador, (lorde) Sebastian Coe, que passa a ser companheiro de honra (CH), e a encarregada de recursos humanos, Jean Tomlin, que será oficial do império.
A grande ausência nas premiações, elaboradas sob os cuidados do governo, é a do cineasta Danny Boyle, diretor da bem-sucedida cerimônia de abertura das Olimpíadas, que, segundo a imprensa britânica, rejeitaria os títulos de honra para seguir sendo "um homem do povo".
Outros nomes também se destacam entre os condecorados na lista de Ano Novo, como Peter Higgs, autor da teoria do bóson de Higgs, e a esposa do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, Cherie Blair, por seu trabalho humanitário.
O prestigiado ilustrador britânico Quentin Blake também será nomeado "sir", enquanto a artista Tracey Emin recebe, junto com a cantora e compositora Kate Bush, a condecoração de comandante.
Uma categoria abaixo, a desenhista Stella McCartney, filha do ex-Beatle Paul McCartney, recebe um OBE (oficial do império).
A lista de Ano Novo inclui um total de 1.223 pessoas, das quais um 47% são mulheres e 10% são esportistas, já que esta edição é dedicada especialmente ao reconhecimento dos atletas dos Jogos de Londres.
Além da lista de Ano Novo, a outra lista de condecorações, que é realizada oficialmente em junho, se relaciona com o aniversário da rainha.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo