• Carregando...

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota ontem condenando "veementemente" o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte. "O teste viola a Resolução 1.718, adotada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 14 de outubro de 2006", diz a nota.

No texto, o governo "expressa a expectativa" de que a Correia se reintegre, o mais rapidamente possível e como país não nuclearmente armado, ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

O governo brasileiro também faz um apelo para que a Correia "no mais breve prazo" assine o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) e observe a moratória de testes nucleares.

"O Brasil espera, ainda, que a República Democrática e Popular da Coreia retorne, com espírito construtivo, às Negociações Hexapartites, visando à desnuclearização da Península Coreana, e apela a todas as partes para que se abstenham de atos que possam agravar as tensões nos contextos regional e global", diz a nota.

O governo brasileiro abriu embaixada em Pyongyang, capital norte-coreana, no fim do mês. Ambos os países estabeleceram relações diplomáticas em 2001 e a Coréia do Norte instalou sua embaixada em Brasília em 2005.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]