Madri A Agência Nacional de Águas (ANA) do Brasil e a Direção Geral de Águas do Ministério do Meio Ambiente da Espanha começaram a redigir um plano de cooperação técnica para melhorar a gestão de seus recursos hídricos. Segundo o Ministério espanhol, nos contatos iniciados esta semana que estão sendo coordenados pelo diretor-geral espanhol de Água, Jaume Palop, e pelo diretor-presidente da ANA, José Machado , serão definidos os temas prioritários de ação imediata para lutar contra a seca que afeta os dois países, assim como uma agenda de trabalho para o biênio 20062007.
As principais áreas de atuação do plano corresponderão à gestão dos recursos hídricos em regiões semi-áridas, à prevenção dos efeitos da seca e aos sistemas de informação hidrológica. Essas ações fazem parte do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministérios do Meio Ambiente do Brasil e da Espanha em dezembro 2004.
O problema da seca é associado à miséria não apenas no Brasil e na Espanha. O plano de cooperação tende a servir de base para outras regiões do mundo. O clima divide, por exemplo, o continente africano em duas partes com índices sociais bem distintos, com prejuízo para a África Subsaariana.
Deixe sua opinião