Ouça este conteúdo
Os Exércitos brasileiro e argentino realizam até a próxima sexta-feira (4) um exercício conjunto com o objetivo de consolidar a cooperação militar entre os dois países, na chamada Operação Arandu, parceria formada em 2020.
As manobras acontecem na província de Corrientes, no nordeste da Argentina, com a participação de 1.400 militares, de acordo com fontes oficiais. Ao todo, os militares participam do treinamento por cinco dias.
Na última quarta-feira (2), os exercícios foram supervisionados pelo ministro da Defesa argentino, Jorge Taiana, pelo chefe do Exército argentino, Guillermo Olegario Pereda, e pelo comandante do Exército brasileiro, Tomás Ribeiro Paiva.
"Esse exercício é, acima de tudo, um sinal para a região e para o mundo de que a cooperação e a aliança estratégica entre Brasil e Argentina na América do Sul é o que faz a força dessa região, que é privilegiada em seus recursos naturais, mas também em seus recursos humanos e, sobretudo, por ser uma região de paz, sem armas de destruição em massa e com respeito à soberania dos Estados", ressaltou Taiana.
De acordo com o Ministério da Defesa da Argentina, o exercício pretende ajudar a aumentar a "interoperabilidade" das forças participantes e os vínculos de comunicação entre os dois Exércitos. (Com informações da Agência EFE)