O Itamaraty decidiu nesta sexta-feira exigir visto de cidadãos mexicanos que desejem entrar no Brasil, um dia após o governo mexicano tomar medida similar. A decisão mexicana é parte de um conjunto de medidas mais rigorosas de imigração, para reduzir o crescente número de pessoas que cruzam ilegalmente a fronteira do país com os Estados Unidos.

CARREGANDO :)

Os Estados Unidos já haviam reclamado do grande número de não-mexicanos - entre eles um grande número de brasileiros - que entram ilegalmente em seu território vindos do México.

Em abril, autoridades americanas prenderam cerca de 150 brasileiros que haviam entrado no Texas a partir do México. Isso levou o número de brasileiros detidos por entrar ilegalmente nos EUA para 15.428 desde o início do ano fiscal americano, em outubro. Esse montante é quase o dobro do registrado no ano fiscal anterior.

Publicidade

"Em agosto de 2000, o México suprimiu o requisito de visto para os passaportes comuns brasileiros nas categorias de turista, pessoas em trânsito a um terceiro pais e visitantes de negócios. Infelizmente, aos poucos, as autoridades migratórias mexicanas dependentes do Instituto Nacional de Migração, começaram a detectar um número crescente de cidadãos brasileiros que, vítimas das quadrilhas de traficantes de pessoas, eram detidos perto da fronteira norte com a intenção de cruzar ilegalmente aos Estados Unidos, ficando em situação vulnerável pelo clima extremoso do deserto na porção noroeste da fronteira, das correntezas do Rio Bravo para a região nordeste e sobre tudo, aos abusos, chantagens e violência dos "coyotes", traficantes de pessoas", disse um comunicado da Embaixada mexicana em Brasília.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro esclareceu a medida tomada:

"A Embaixadora do México entregou no final da tarde de ontem, dia 8, ao Ministério das Relações Exteriores, nota informando da suspensão por tempo indeterminado, a partir de 23 de outubro de 2005, do Acordo entre o Brasil e aquele país sobre isenção de vistos de turista e de negócios, vigente desde 7 de fevereiro de 2004.

"O Governo brasileiro nada tem a comentar sobre essa decisão, que recai no âmbito da competência soberana do Governo mexicano.

"Em decorrência do comando legal expresso no artigo 1° do Decreto 82.307/78, o Governo brasileiro está obrigado a reciprocar, estabelecendo a mesma exigência de vistos de turista e de negócios em passaportes comuns mexicanos, a partir da mesma data em que o Governo mexicano suspendeu o Acordo, isto é, 23 de outubro de 2005.

Publicidade

"Dessa forma, os turistas e homens de negócios mexicanos serão obrigados a solicitar vistos para viajar ao Brasil, a partir de 23 de outubro próximo."