O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (8) que 30 pessoas no Brasil estão com suspeita de ter contraído a nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). Os casos suspeitos estão sendo investigados no Paraná e outros nove estados.
Os pacientes com suspeita de estar com a doença estão internados em São Paulo (10), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (2), Distrito Federal (2), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (2), Paraná (3), Pernambuco (1) e Rondônia (1). Ainda de acordo com o ministério, 18 pacientes estão sendo monitorados em sete estados, por apresentarem um ou mais sintomas da gripe, apesar de não estarem incluídos na relação de casos suspeitos. O órgão também informou que 113 casos que estavam sendo monitorados desde a semana passada foram descartados, sendo os maiores números em São Paulo (41) e no Rio de Janeiro (18).
Casos confirmados
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou no início da noite de quinta-feira (7) que há quatro casos de influenza A no Brasil. São os primeiros registros confirmados da nova gripe no país.
Os quatro casos são de brasileiros adultos jovens todos teriam contraído a doença no exterior. Dois casos são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro de Minas Gerais.
Três dos casos confirmados são de pessoas que estiveram recentemente no México; o outro, é de uma pessoa que esteve no Estados Unidos. Temporão disse que todos passam bem.
Recomendações
O ministério reitera a recomendação para que a população não tome medicamentos por conta própria, pois a automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para a doença que inicialmente era conhecida como gripe suína, mas acabou rebatizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para Influenza A.
O órgão recomenda também que as pessoas que sentirem algum dos sintomas e que passaram pelos países atingidos pela nova gripe a procurarem um serviço público de saúde imediatamente. O Brasil possui 52 hospitais de referência (pelo menos um em cada estado) para atendimento de casos que necessitem ser monitorados.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano