• Carregando...

O governo brasileiro divulgou nota neste sábado informando ter votado a favor da resolução da Agência Internacional de Energia (AIEA), que encaminha ao Conselho de Segurança das Nações Unidas a análise sobre a retomada, pelo Irã, de seu programa nuclear. Segundo o Itamaraty, o voto favorável teve como principal critério o fato de que não serão adotadas ações imediatas, incluindo sanções aos iranianos, até o próximo mês de março, quando será divulgado o relatório da AIEA demonstrando se aquele país está ou não atuando nessa área, inclusive com enriquecimento de urânio, para fins pacíficos.

- O Brasil confia em que o Irã esclarecerá as questões formuladas pela AIEA no mais breve prazo possível. Confia, igualmente, em que os passos que venha a adotar o Irã nessa matéria sejam devidamente reconhecidos pela comunidade internacional - diz um trecho do comunicado que, ao mesmo tempo, exorta os iranianos e os membros do Conselho de Segurança a que se abstenham de medidas e gestos que possam levar a um agravamento da situação.

Ainda de acordo com o Itamaraty, durante a reunião da Junta de Governadores da AIEA, o Brasil reiterou que todas as questões relativas à paz e à segurança internacionais devem ser, preferencialmente, resolvidas pelo diálogo e pela cooperação. Outro ponto destacado pelo governo brasileiro diz respeito à garantia do direito de qualquer país desenvolver, pesquisar e produzir energia nuclear para fins pacíficos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]