Uma menina de dois anos foi trazida nesta quinta-feira (23) ao Brasil, após ter passado mais de um ano com a mãe na prisão de Madri, na Espanha. M.E.S.B. já está na casa da tia e da avó, em Taboão da Serra, São Paulo. A mãe da menina, Fabiane da Silva Barros, foi condenada a cinco anos de prisão por tráfico internacional de drogas após ser pega com substâncias ilícitas no aeroporto de Barajas em agosto de 2007.
Desde então, a criança estava em uma unidade especial da penitenciária, com a mãe. Segundo a secretária de assuntos jurídicos da prefeitura de Taboão da Serra, Marta Fraga Bueno, a prefeitura da cidade acionou órgãos como a Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério das Relações Exteriores e o Consulado Geral do Brasil na Espanha, que ajudaram no processo de repatriação.
A menina foi trazida por uma conselheira tutelar da prefeitura, que foi autorizada a viajar a Madri para buscar a filha de Fabiane. Em entrevista ao G1, a tia da menina, Marizete Silva Barros, que é auxiliar de embalagens e está desempregada, disse que a garota está um pouco quieta e chorona. "Nós estamos muito felizes de tê-la aqui. Ela ainda fala enrolado e em espanhol e deve estar sentindo a falta da mãe, mas acho que vai se acostumar."
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias