Ainda não será desta vez que a comunidade brasileira nos Estados Unidos terá um representante no mais alto cargo executivo de uma cidade americana. A mineira Priscila Sousa, 29, primeira brasileira a concorrer a um cargo de prefeito no país, ficou em quarto lugar entre os sete candidatos que disputavam o posto em Framingham, no estado de Massachusetts, na eleição desta terça-feira (26). Só dois nomes passaram para o segundo turno, que será realizado em 7 de novembro.
Sousa obteve 537 votos dos 10.994 computados. O primeiro lugar foi para a executiva Yvonne Spicer, com 5.964 votos, que disputará a prefeitura com o ex-deputado estadual John Stefanini, que registrou 3.184 votos. Joshua Horrigan, que ficou em terceiro lugar, teve apenas oito votos a mais do que Sousa.
Framingham, que passa pela sua primeira eleição para prefeito, é uma das cidades com maior percentual de brasileiros nos EUA - cerca de 1.100 dos 43 mil eleitores registrados vieram do Brasil. Em 2010, a cidade tinha 68 mil habitantes.
Apesar da derrota de Sousa, o brasileiro Pablo Maia segue na disputa por um assento na Câmara Municipal de Framingham e a brasileira Margareth Shepard também concorrerá, em novembro, ao posto de vereadora referente ao seu distrito na Câmara.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião