Curitiba As famílias das brasileiras ilhadas em Nova Orleans, no estado norte-americano da Louisiana, ficaram mais tranqüilas ontem à noite com a notícia de que a publicitária curitibana Mônica Vassão, de 25 anos, e a mineira Letícia Figueiredo Alvarez da Silva Campos, de 21 anos, foram retiradas do estádio Superdome e estão em um hotel da cidade. Segundo a mãe de Letícia, Sônia, sua filha enviou uma mensagem eletrônica para a "mãe americana", chamada Tayana, avisando que as duas estavam em um hotel de Nova Orleans e que teriam recebido assistência. "Tayana repassou as informações por e-mail para o tio de Letícia, Luís Alves, que nos avisou."
Segundo Sônia, oficiais norte-americanos prometeram levá-las em um avião da Força Aérea Americana, com outros sobreviventes estrangeiros, até Baton Rouge, capital da Louisiana. "Fico mais tranqüila e confiante. Agora aguardo uma ligação para ouvir a voz dela."
Sue Hellen, irmã da curitibana Mônica, disse que a família foi avisada por Sônia e está mais calma depois da notícia, que, no entanto, não foi confirmada pelo consulado do Brasil em Houston, que está incumbido pelo Itamaraty de prestar assistências às jovens. O oficial de chancelaria do Consulado do Brasil em Houston, Ciro Cardoso, diz que ainda aguarda notícias das duas. "Aguardamos uma ligação da Mônica, apesar de saber que a comunicação é difícil", diz.
Horas antes de receber a notícia da irmã, Sue Hellen conversou com o cônsul do Brasil em Houston, Carlos de Azevedo Pimentel, que relatou que somente 3 mil pessoas foram transferidas de Nova Orleans para Houston e que a irmã não estaria no grupo. "Fiquei desesperada com a notícia da violência para entrar nos ônibus."
À tarde, a vice-consulesa do Brasil em Houston, Flávia Passos, informou que o funcionário que acompanha a chegada dos sobreviventes ainda não havia identificado as brasileiras. O Itamaraty, em nota oficial divulgada ontem, afirmou que nenhum brasileiro está entre os mortos.
Os pais de Sue Hellen foram ontem à tarde para São Paulo para participar de um programa de tevê. Vera Vassão, mãe de Mônica, declarou estar nervosa com as informações de que o resgate dos sobreviventes no estádio Superdome estava tumultuado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo