Assunção - Um operador de máquinas agrícolas brasileiro foi preso pela promotoria do departamento (Estado) de San Pedro, no Paraguai. Segundo a delegacia de San Estanislao, o brasileiro detido se chama Mauricio Manin, de 24 anos e é encarregado de uma propriedade dedicada ao cultivo de soja.
Manin é acusado de realizar tarefas de desmatamento em uma zona de florestas naturais protegidas. A promotora Lilian Ruiz informou ontem, em entrevista à emissora de rádio Ñasaindy, de San Estanislao, que "um empregado de uma propriedade situada na localidade Cruce Liberación foi encontrado realizando tarefas de risco ambiental sem autorização legal". Cruce Liberación é um povoado perto de San Estanislao, a segunda maior cidade do departamento, 220 quilômetros ao norte de Assunção.
A promotora afirmou que recebeu denúncias dos sem-terra paraguaios sobre irregularidades na área.
"Cheguei na sexta-feira passada à propriedade acusada e vi que Manin tinha autorização do Ministério do Meio Ambiente para fumigar, mas ele estava cortando árvores", afirmou Lilian.
O líder dos sem-terra Antonio Cabrera, da organização Luta pela Terra, insistiu ontem que o governo deve agir logo.
"Insistimos que o governo do presidente Fernando Lugo deve expropriar os terrenos de estrangeiros e entregá-los aos paraguaios".