O condado de Chester, no estado americano da Pensilvânia, está em alerta depois que o preso brasileiro Danilo Cavalcante, que fugiu da prisão há duas semanas, foi visto na região portando uma arma que roubou em uma casa.
“Acredita-se que ele esteja armado e seja extremamente perigoso”, declarou o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia, em entrevista coletiva nesta terça-feira (12).
Cavalcante, de 34 anos, nascido no Brasil, fugiu no dia 31 de agosto da prisão do condado de Chester, em Pocopson Township, no sudeste da Pensilvânia, onde aguardava transferência para a prisão estadual após ser condenado em 22 de agosto por matar sua namorada, Deborah Brandão, em abril de 2021, na casa que dividiam.
O homem também é procurado por um caso de assassinato no Brasil no ano de 2017.
De acordo com Bivens, “uma série de eventos importantes” aconteceu na noite de segunda-feira. Às 22h10 (23h10 em Brasília), foi recebida uma ligação de um morador indicando que um homem “baixo, sem camisa, hispânico” entrou em sua garagem e pegou um rifle calibre 22.
O morador sacou uma arma e disparou contra Cavalcante, explicou o tenente-coronel, afirmando não haver “nenhuma razão” para acreditar que ele tenha sido ferido.
Pelo menos 500 homens estão procurando o fugitivo em uma operação que envolve a Polícia do Estado da Pensilvânia, os Marshals (Polícia Federal), o FBI e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.
Enquanto isso, as escolas da região permanecerão fechadas hoje, segundo Bivens.
A busca pelo brasileiro levou à prisão de sua irmã e à sua possível deportação, confirmou o oficial de polícia no domingo.
O agente não quis entrar em detalhes sobre a possível ajuda que os parentes do fugitivo possam estar lhe dando, mas explicou que a prisão da irmã é uma medida para “minimizar ou eliminar” qualquer apoio.
Cavalcante foi visto em diferentes locais nos últimos dias e, em sua fuga, roubou uma van branca que depois abandonou, mas a polícia ainda não conseguiu prendê-lo, apesar das diferentes barreiras de segurança montadas.
O fugitivo, considerado um indivíduo “extremamente perigoso”, escapou da prisão escalando entre duas paredes do pátio de exercícios. No vídeo divulgado esta semana, o homem pode ser visto apoiando os braços e as pernas em ambos os lados das paredes e avançando gradualmente até desaparecer de vista.