Milhares de brasileiros, muitos vestidos de vermelhou ou de verde e amarelo, enfrentaram longas filas neste domingo em Portugal, para votarem no primeiro turno das eleições presidenciais.
De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e de Fronteiras (SEF), no país ibérico vivem 205 mil cidadãos brasileiros - o que representa um terço da população que está no exterior.
Lisboa, com 45 mil pessoas, concentra a maior parcela de brasileiros, seguida pelo Porto e pelo Faro.
O cônsul geral do Brasil na capital portuguesa, Wladimir Waller, mostrou satisfação com a grande presença de eleitores desde as primeiras horas de votação.
"O fluxo de pessoas é bastante intenso, o que nos leva a acreditar que a presença será bastante grande, expressiva", afirmou o diplomata, poucas horas antes da abertura das urnas, segundo publicou a agência de notícias "Lusa".
Assim como em Lisboa, na cidade do Porto também foram registradas longas filas.
O local escolhido para receber as urnas na capital foi a sede da Faculdade de Direito. Eleitores tiveram que formar uma longa fila e aguardaram mais de uma hora sob intenso calor.
O processo ocorreu com calma, sem contratempos, mesmo com a grande quantidade de pessoas ostentando cores que indicavam apoio aos principais candidatos, o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A votação seguirá aberta em Portugal até às 17h pela hora local (13h de Brasília), conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil.