O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) divulgou nesta sexta-feira (11) que a guerra na Ucrânia deixou mais de 2,5 milhões de refugiados e obrigou outras 2 milhões de pessoas a se deslocarem internamente no país, nas duas semanas de conflito.
Além disso, 12,6 milhões de pessoas no território ucraniano foram diretamente afetadas pela invasão e pela ofensiva militar realizadas pelas forças militares da Rússia, de acordo com as avaliações das principais organizações humanitárias internacionais.
Entre os principais programas mantidos pela Acnur está a entrega de dinheiro para os deslocados internos e refugiados, o que poderia cobrir as necessidades básicas imediatas, sobretudo agora, que as lojas abertas na Ucrânia pedem pagamentos em espécie.
O porta-voz da agência da ONU, Matthew Saltmarsh, garantiu que está negociando o acesso às regiões com as partes envolvidas no conflito, para que possa entregar auxílio de maneira segura, tanto para o pessoal humanitário, como para os beneficiários.