Para os moradores de São Francisco, a famosa cidade norte-americana, uma cena emblemática é a da ponte Golden Gate encoberta pelo nevoeiro. Há 25 anos qualquer pessoa do mundo pode ter uma vista em tempo real da cidade, inclusive com a névoa baixando e se dissipando. É no campus da Universidade de São Francisco que está a webcam mais antiga do mundo em atividade, que ganhou o nome de FogCam (algo como “câmera do nevoeiro”) justamente pelo fenômeno natural recorrente na cidade. Ela começou a funcionar em 1994 e, desde então, transmite imagens permanentemente em tempo real. A propósito, o site que realiza a transmissão, o fogcam.org também está entre os mais antigos em atividade.
Há algumas semanas, os responsáveis pela FogCam chegaram a anunciar a interrupção de suas atividades, possivelmente por falta de recursos para manutenção. Dias depois, no entanto, a universidade assegurou apoio para sua continuidade e a webcam segue em funcionamento.
Apesar de ser a mais antiga em atividade, a FogCam não é a primeira a transmitir imagens pela internet. Esse feito pertence a uma câmera instalada em uma cafeteira da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em novembro de 1993. Dez anos depois, o equipamento foi desligado.