"Para nós, a Crimeia é parte da Rússia. E para sempre. Qualquer tentativa de invadir a Crimeia é uma declaração de guerra contra nosso país", disse o ex-presidente russo Dmitry Medvedev, na segunda-feira (27) ao site de notícias Argumenty i Fakty.
"E se isso for feito por um estado membro da OTAN, significa conflito com toda a aliança do Atlântico Norte: uma Terceira Guerra Mundial. Uma catástrofe completa", alertou o agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia. Medvedev atualmente assessora o presidente russo, Vladimir Putin, nas decisões sobre defesa.
Na entrevista, o conselheiro russo também disse que, se a Finlândia e a Suécia se juntarem à OTAN, a Rússia fortaleceria suas fronteiras e estaria "pronta para medidas de retaliação", e isso poderia incluir a perspectiva de instalar mísseis hipersônicos Iskander entre os países.
A Crimeia, que tem mais de 2,5 mil quilômetros de litoral, está unida ao resto do continente europeu somente pelo Istmo de Perekop, com cerca de oito quilômetros de extensão.