Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Causa desconhecida

Acidente provoca vazamento de 28 mil litros de petróleo no oeste de Cuba

Derramamento de 28 mil litros de petróleo bruto na província de Matanzas, Cuba (Foto: )

Ouça este conteúdo

Um acidente cujas circunstâncias ainda são desconhecidas causou no domingo (13) o derramamento de cerca de 28 mil litros de petróleo bruto na província de Matanzas, no oeste de Cuba, segundo informou nesta segunda-feira (14) o Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ilha.

O petróleo era transportado por uma equipe da empresa Transmec, vinculada ao grupo açucareiro estatal Azcuba, e foi derramado no assentamento Horacio Rodríguez, no município de Limonar, em Matanzas. A nota indica que entre 5.000 e 7.000 litros de óleo foram contidos e recuperados no local do acidente e "o trabalho continua para coletar o que escorreu para outros locais baixos até que as áreas afetadas tenham sido limpas".

O ministério cubano acrescentou ainda que serão avaliadas as causas e circunstâncias do acidente, bem como os danos ambientais decorrentes do derramamento. O último incidente deste tipo relatado em Cuba ocorreu também na província de Matanzas em abril de 2019, quando uma avaria em uma fábrica de açúcar causou o derramamento de 268.000 litros de óleo em várias áreas das instalações. No ano anterior, também ocorreram vazamentos separados nas baías de Cienfuegos, no centro-sul do país, e Matanzas, o que motivou as autoridades da ilha a ordenarem a instalação de barreiras de contenção nos locais mais vulneráveis a derramamentos acidentais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.