Nações ocidentais alertaram nesta quinta-feira (26) para o risco de um ataque iminente no aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, onde estão sendo evacuados dezenas de milhares de estrangeiros e afegãos que temem ficar no país sob controle do Talibã.
O ministro das Forças Armadas do Reino Unido, James Heappey, disse ao "Today Programme" que um relatório de inteligência apontava para um "ataque iminente" e que a ameaça era "grave". As embaixadas dos EUA e da Austrália em Cabul emitiram comunicados semelhantes, pedindo que os cidadãos deixassem o aeroporto imediatamente. Segundo a imprensa internacional, o Estado Islâmico no Afeganistão (IS-K, na sigla em inglês) estaria planejando o ataque terrorista, já que, nos últimos dias, surgiram relatos persistentes de que o grupo teria se infiltrado em Cabul.
O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse para as pessoas não irem ao aeroporto de Cabul e, se estiverem na área, se afastem, busquem um local seguro e aguardem por mais informações. A França informou que vai interromper as evacuações nesta sexta-feira. A Dinamarca disse que seu último voo já partiu do aeroporto de Cabul e alertou que "não é mais seguro voar de ou para Cabul".