A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, prometeu nesta segunda-feira (21) que os países ocidentais farão a Rússia "prestar contas" usando "todos os meios e mecanismos disponíveis", em resposta à invasão da Ucrânia e aos ataques de Moscou a alvos civis.
"Os tribunais decidirão, mas para mim são crimes de guerra e crimes contra a humanidade", disse Baerbock durante seu discurso no Fórum Humanitário Europeu, organizado conjuntamente em Bruxelas pela Comissão Europeia e pela presidência francesa do Conselho, e no qual vários ministros das Relações Exteriores da União Européia (UE) falaram sobre a proteção de civis na guerra.
Em seu discurso, Baerbock denunciou os bombardeios aéreos do Exército russo contra áreas residenciais e hospitais ucranianos e criticou a estratégia do Kremlin de usar o cerco de cidades com populações civis como arma de guerra. "Apenas um homem pode parar essas atrocidades e esse é o presidente (russo, Vladimir) Putin. Temos um perpetrador aqui na Europa e devemos forçar a Rússia a cumprir suas obrigações sob o direito internacional humanitário, porque suas ações na Ucrânia são uma violação do direito internacional", declarou.