Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Após aprovação de nova lei de censura, TikTok limita serviços na Rússia

Após aprovação de nova lei de censura, TikTok limita serviços na Rússia
Enquanto mantém ataques na Ucrânia, governo de Vladimir Putin aumenta censura a cidadãos russos (Foto: EFE/EPA/STRINGER)

Ouça este conteúdo

Neste domingo (6), a rede social chinesa TikTok anunciou a suspensão de transmissões ao vivo e publicação de novos conteúdos em solo russo alegando receio quanto à segurança de usuários da plataforma que estão postando conteúdos relacionados à guerra na Ucrânia.

A decisão se deu após a aprovação, pelo parlamento da Rússia na sexta-feira (4), de uma lei que pune com até 15 anos de prisão quem “espalhar informações falsas sobre as forças armadas do país”. De acordo com a lei, chamar a ação no país vizinho de “guerra” pode ser considerada desinformação, passível de prisão.

O governo russo tem criado diversas medidas para evitar que seus cidadãos tenham acesso a informações de fora do país. Na mesma data da aprovação da lei, o governo de Vladimir Putin proibiu o funcionamento de diversas redes sociais, como Facebook e Twitter. A agência de comunicação da Rússia também restringiu o acesso a vários importantes sites de notícias, como BBC, Voice of America, Radio Free Europe e Deutsche Welle sob a alegação de que estariam publicando notícias falsas sobre a guerra. Manifestações de cidadãos russos contrários aos ataques ordenados por Putin também têm sido penalizados com prisões; somente neste domingo foram presos 3.500 manifestantes foram detidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.