Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Arábia Saudita encerra fechamento obrigatório de lojas durante orações

Mulheres olham relógios em um estande no Kingdom Centre em Riad, Arábia Saudita
Mulheres olham relógios em um estande no Kingdom Centre em Riad, Arábia Saudita (Foto: Simon Dawson / Bloomberg)

A Arábia Saudita anunciou que permitirá que alguns negócios permaneçam abertos 24 horas por dia. O anúncio causou dúvidas sobre se o país estaria pondo fim a regras que exigem que as lojas fiquem fechadas por 30 minutos durante cada uma das cinco orações diárias do Islã.

A decisão anunciada nesta terça-feira (16) permite que lojas e restaurantes operem o dia todo em troca do pagamento de uma taxa, de acordo com a agência de notícias oficial da Arábia Saudita. A novidade foi bem recebida pela sociedade, mas houve confusão sobre se o reino islâmico estaria encerrando a sua prática de obrigar as lojas a fecharem durante as orações. Isso seria outro grande afrouxamento das regras desde que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman começou uma reforma da economia para reduzir a sua dependência de petróleo. Um representante do governo não foi claro em uma entrevista à televisão ao explicar se um comércio que permanecesse aberto durante as orações estaria violando a lei.

Nos últimos dois anos, o governo suspendeu a lei que proibia mulheres de dirigir, permitiu a abertura de cinemas e patrocinou shows para públicos mistos em um país onde raramente se ouvia música em público.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.