Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Ataque russo destrói pista do aeroporto de Odessa

Odessa
Refinaria de petróleo foi um dos primeiros alvos bombardeados pelos russos em Odessa. (Foto: EFE/Manuel Bruque)

Ouça este conteúdo

A pista de pouso e decolagem do aeroporto de Odessa, no sul da Ucrânia, foi destruída neste sábado (30), atingida por mísseis russos, segundo o Comando Operacional do Sul das Forças Armadas ucranianas. Por meio de seu canal no Telegram, a prefeitura da cidade afirmou que "como resultado de um ataque com mísseis na região de Odessa, a pista do aeroporto da cidade foi danificada. Sua utilização é impossível", frisa o comunicado.

As autoridades locais não deram mais detalhes sobre o ocorrido e lembraram que a divulgação de informações sobre as hostilidades está temporariamente sujeita a restrições em decorrência de comando militar.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e avança lentamente sobre o território ucraniano com o objetivo de tomar toda a região de Donbass, ao leste, e o sul da Ucrânia, criando um corredor terrestre com a península da Crimeia. A ofensiva pode indicar uma escalada nas ações russas a fim de controlar cidades-chave. Odessa abriga o principal porto do país e fora poupada de ataques nos primeiros dias da guerra, mas sofreu bombardeios a partir de abril.

Em declaração recente, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky indicou a possibilidade de encerramento das negociações de paz em face das ações russas para desabitar a região do Donbass com ataques constantes da mesma forma que fez com a cidade de Mariupol, onde se estima mais de 20 mil civis mortos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.