Trabalhadores consertam sistemas de aquecimento em Kharkiv, na Ucrânia, após bombardeios russos.
Trabalhadores consertam sistemas de aquecimento em Kharkiv, na Ucrânia, após bombardeios russos.| Foto: Sergey Kozlov/EFE/EPA

Todos os usuários do serviço de energia elétrica da cidade ucraniana de Odessa, com exceção das infraestruturas críticas, foram desconectados da rede devido a bombardeios das tropas da Rússia, segundo informou neste sábado o consórcio energético DTEK. “Na noite passada, aconteceu outro ataque russo contra instalações da infraestrutura energética na região de Odessa. Várias instalações foram destruídas”, indicou a companhia, em comunicado divulgado através do aplicativo Telegram.

A nota oficial acrescenta que, “devido à magnitude da destruição da infraestrutura energética em Odessa, todos os consumidores, exceto as infraestruturas críticas, foram desconectadas da eletricidade (...) A situação do fornecimento elétrico na província e na cidade de Odessa é complicada”. O consórcio ainda informa que estão ocorrendo apagões de emergência nos núcleos populacionais da região.

Os bombardeios foram confirmados por Serhiy Bratchuk, chefe da administração militar regional de Odessa, também em mensagem difundida pelo Telegram. “Pela noite, o inimigo atacou a infraestrutura energética da região. A operação de resgate continua. Dois drones kamikazes foram destruídos pelas forças de defesa aérea”, disse a autoridade local.