Estátua em homenagem à ativista Jen Reid, em Bristol.| Foto: AFP
Ouça este conteúdo

Uma estátua instalada por ativistas do movimento Black Lives Matter em Bristol, na Inglaterra, ficou no local por apenas 25 horas. Produzida pelo artista britânico Marc Quinn, a imagem em homenagem à manifestante negra Jen Reid foi colocada no pedestal onde antes havia uma estátua de Edward Colston, conhecido traficante de escravos inglês. A escultura de Colston foi jogada no rio durante um protesto antirracista em 7 de junho.

Funcionários da prefeitura de Bristol retiraram a estátua de Reid pouco mais de um dia após ela ser instalada no local e a transferiram para o museu do município nesta quinta-feira (16). "Nesta manhã removemos a escultura. Ela ficará em nosso museu para o artista retirá-la ou doá-la à nossa coleção", escreveu no Twitter o Conselho da Cidade de Bristol. O prefeito da cidade, Marvin Rees, já havia dito anteriormente que "o futuro do pedestal e o que está instalado nele deverá ser decidido pelo povo de Bristol"

Reid esteve presente no protesto que culminou na derrubada da estátua do traficante de escravos. A estátua em homenagem a ela foi batizada de "A Surge of Power" ("Uma Onda de Poder", em português. À imprensa, o artista responsável, Marc Quinn, afirmou que não recebeu permissão da Administração municipal para erguer a  estátua e que seu objetivo inicial era de que realmente o trabalho fosse uma instalação temporária.

Publicidade