Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou seu apoio aos "cidadãos e mulheres do Irã". Em declaração na sexta-feira (14), ele declarou estar "impressionado" com a onda de protestos no país desencadeada pela morte da jovem Mahsa Amini após ser presa por quebrar o código de vestimenta.
"O que despertou é algo que acho que não será capaz de permanecer em silêncio por muito, muito tempo", afirmou o presidente antes de iniciar um discurso no sul da Califórnia, uma área que tem uma grande população de origem iraniana. Embora o evento, organizado em um centro educacional da cidade de Irvine, ao sul de Los Angeles, não tivesse relação com a onda de protestos, Biden aproveitou para expressar seu apoio após ler um banner na plateia com a mensagem "Liberdade ao Irã". "O Irã precisa acabar com a violência contra seus próprios cidadãos, que estão simplesmente exercendo seus direitos fundamentais", acrescentou, antes de agradecer à comunidade persa nos Estados Unidos.
O Irã é palco de protestos desde a morte, em 16 de setembro, da jovem Mahsa Amini, depois de ter sido presa três dias antes pela Polícia da Moral por usar o véu de forma errada. As manifestações estão sendo duramente reprimidas pelas forças de segurança a ponto de, um mês depois de terem começado, começarem a surgir as primeiras vozes dentro do sistema questionando a Polícia da Moral ou a resposta do Estado às manifestações.