O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.| Foto: Facebook/Casa Branca
Ouça este conteúdo

Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram neste domingo (13), por telefone, sobre a ameaça de um ataque russo, um dia após o americano ter advertido ao mandatário russo, Vladimir Putin, sobre “prejuízos severos" se ele invadir o país vizinho.

Segundo a Casa Branca, Biden “reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia” e “deixou claro que os Estados Unidos responderiam rápida e decisivamente, junto com seus aliados e parceiros, a qualquer nova agressão russa contra a Ucrânia”. “Os dois líderes concordaram sobre a importância de continuar a buscar a diplomacia e a dissuasão em resposta à escalada militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia”, disse o governo americano.

Mais cedo neste domingo, o porta-voz de Zelensky, Sergii Nykyforov, informou que a ligação se concentraria em torno dos atuais esforços diplomáticos para alcançar uma desescalada. Biden informou ao presidente ucraniano sobre a conversa que teve com Putin no sábado (12), na qual transmitiu que, embora os Estados Unidos estejam preparados para uma via diplomática, estão "igualmente preparados" para diferentes cenários.

Publicidade