A equipe de transição de Joe Biden, presidente eleito segundo projeções, está considerando nomear o juiz Merrick Garland ao cargo de procurador-geral dos Estados Unidos, informou a National Public Radio (NPR) nesta sexta-feira (20). Atualmente, Garland, de 68 anos, é magistrado do Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito do Distrito de Columbia (D.C.).
O então presidente Barack Obama indicou Garland à Suprema Corte em 2016, a fim de preencher a vaga aberta com a morte do ministro Antonin Scalia. Ocorre que os parlamentares republicanos do Senado, maioria na Casa, bloquearam o processo de confirmação, alegando que se tratava de um ano eleitoral. Garland, então, retornou ao trabalho no Circuito de D.C. A gestão de Trump confirmou três juízes ao mais alto tribunal do país, consolidando uma maioria conservadora de seis contra três.
Agora, a equipe de Biden, que foi vice de Obama, está considerando Garland para substituir o atual procurador-geral, William Barr, um aliado ferrenho do presidente Donald Trump, afirmaram à NPR duas fontes internas.