Em pronunciamento no fim da tarde desta quinta-feira (5), o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a reforçar a necessidade de contagem de todos os votos relativos às eleições presidenciais de 2020 no país. Apesar de não citar diretamente seu oponente na corrida presidencial, Donald Trump, a fala de Biden é claramente direcionada ao candidato à reeleição, que busca travar a apuração em alguns estados.
Acompanhe a apuração em tempo real
“Na América, o voto é sagrado. É como as pessoas desta nação expressam sua vontade, e é a vontade dos eleitores que escolhe o presidente dos Estados Unidos. Cada célula deve ser contada”, disse. “A democracia às vezes é confusa e às vezes exige nossa paciência. O processo ainda está em andamento, mas a contagem logo terminará e saberemos de tudo em breve”.
Assim como ocorreu na quarta-feira (4), Biden ainda não reconheceu sua vitória, por mais que as projeções indiquem que ele deve ser eleito o próximo presidente dos EUA. Ao mesmo tempo, comentou que ele e sua vice, a senadora californiana Kamala Harris, estão confiantes.