Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniram pela primeira vez nesta segunda-feira (14). O encontro ocorre às vésperas da cúpula do G20, realizado em Bali, na Indonésia.
A reunião ocorre após Biden ser eleito presidente em 2021 e Xi ter vencido pela terceira vez consecutiva a disputa na China. Nenhum outro mandatário no país asiático teve mais mandatos seguidos desde Mao Tse Tung.
O encontro entre os presidentes deve ser pautado por temas como as tensões entre China e Taiwan, a Guerra na Ucrânia, o plano nuclear na Coreia do Norte e acordos comerciais entre as nações.
A cúpula do G20 será realizada nesta terça-feira (15) e não irá contar com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin. O ministro das Relações Exteriores, Seguei Lavrov, será o representante russo no encontro.
Outra ausência confirmada é do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL). Como o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também decidiu não comparecer, o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, irá representar o país em Bali.