Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imigração

Brasil facilita processo de acolhida de refugiados sírios

urdos sírios participam de uma manifestação contra ameaças turcas em uma base de coalizão internacional liderada pelos EUA, na fronteira entre Turquia e Síria
urdos sírios participam de uma manifestação contra ameaças turcas em uma base de coalizão internacional liderada pelos EUA, na fronteira entre Turquia e Síria (Foto: Delil SOULEIMAN/AFP)

Na iminência de um ataque da Turquia ao norte da Síria, o Brasil está facilitando o acolhimento de refugiados sírios. Em uma portaria publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União, o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, estabeleceram procedimentos a serem adotados em casos de pedidos de visto temporário e autorização de residência para fins de acolhimento humanitário de pessoas afetadas pela guerra civil. Com as novas regras, o refugiado sírio não precisará esperar o tempo de tramitação de um processo de refúgio, disse o coordenador-geral do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Bernardo Laferté, à revista Veja.

O visto temporário, que pode ser solicitado em postos consulares do Brasil em países como o Líbano, Jordânia, Egito e Turquia, será válido por 90 dias. Ao chegar ao Brasil, o imigrante deve se registrar em uma unidade da Polícia Federal. O registro permitirá que ele tenha acesso à carteira de trabalho, CPF e outros serviços públicos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros