EUA irão permitir por 180 transações financeiras para a Síria
Resgate nos escombros seguem em Kahramanmaras, na Turquia| Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN

Ao menos 17 brasileiros e seus familiares que moram na Turquia serão repatriados neste sábado (11), informou o Itamaraty. Os brasileiros procuraram a embaixada do Brasil em Ancara, capital turca, e solicitaram apoio para deixar o país. Eles devem embarcar em uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira, a mesma usada para levar suprimentos e equipes de resgate para ajudarem no trabalho de localização das vítimas do terremoto.

“O Brasil está tomando providências para repatriar cidadãos brasileiros e familiares afetados pelos sismos de 6/2 na Turquia que procuraram auxílio do #Itamaraty. Trata-se de 17 pessoas, cuja chegada está prevista para hoje, na Base Aérea do Galeão”, afirmou o ministério em sua conta no Twitter.

Segundo estimativas, o número de mortes provocadas pelo terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) já passa de 24 mil. As autoridades confirmaram até agora 20,6 mil mortes na Turquia e mais de 3,5 mil na Síria. Esses números devem crescer com o avanço dos trabalhos de resgate e a diminuição das chances de encontrar sobreviventes em meio aos escombros. Na Turquia, as autoridades tentam organizar os enterros das vítimas, usando escavadeiras para abrir os túmulos. Já em Aleppo, no noroeste da Síria, pessoas carregavam corpos envoltos em lençóis e cobertores e os colocavam em valas comuns.