Nove brasileiros e oito estrangeiros resgatados da Turquia chegaram ao Brasil na madrugada deste domingo. Terremoto já vitimou 28 mil.| Foto: STR / EFE
Ouça este conteúdo

Nove brasileiros e oito familiares desembarcaram na madrugada deste domingo (12), na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, resgatados do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na última semana. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou às 2h35 da manhã após pouco mais de 14 horas de voo de Ancara, capital turca.

Segundo informações do Estadão, são quatro crianças e 13 adultos, incluindo uma mulher grávida. Além dos brasileiros, também foram trazidos ao Brasil três sírios, dois turcos, dois colombianos e um egípcio com cidadania síria.

Os passageiros foram recepcionados por oficiais do Ministério das Relações Exteriores e ficarão sob os cuidados da pasta para os procedimentos burocráticos. Não há informações se ficarão definitivamente no Brasil ou se voltarão à Turquia.

Publicidade

Segundo estimativas, o número de mortes provocadas pelo terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) já passa de 28 mil. As autoridades confirmaram até agora 24,6 mil mortes na Turquia e mais de 3,5 mil na Síria.

Esses números devem crescer e até mesmo dobrar com o avanço dos trabalhos de resgate e a diminuição das chances de encontrar sobreviventes em meio aos escombros, segundo Martin Griffiths, chefe humanitário da ONU.

“É realmente difícil estimar de forma muito precisa, porque você tem que chegar debaixo dos escombros, mas tenho certeza de que vai dobrar, ou mais”, disse à Sky News.

Na Turquia, as autoridades tentam organizar os enterros das vítimas, usando escavadeiras para abrir os túmulos. Já em Aleppo, no noroeste da Síria, pessoas carregavam corpos envoltos em lençóis e cobertores e os colocavam em valas comuns.