A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, fala sobre a proposta de tornar Washington D.C. em estado usando uma máscara com os dizeres “D.C. 51”, em coletiva no Congresso americano, 21 de abril
A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, fala sobre a proposta de tornar Washington D.C. em estado usando uma máscara com os dizeres “D.C. 51”, em coletiva no Congresso americano, 21 de abril| Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (22) um projeto de lei que propõe tornar Washington D.C. o 51º estado do país. A proposta deve encontrar maior resistência no Senado, com a oposição dos republicanos e a indecisão de democratas de centro.

A votação seguiu linhas partidárias e o projeto foi aprovado por 216 a 208 votos. Se a proposta se tornar lei, o novo estado teria um representante na Câmara e dois no Senado americano. Os proponentes da legislação dizem que ela é uma prioridade de direitos civis, porque os moradores de Washington D.C. (District of Columbia) merecem representação no congresso. O governo de Joe Biden apoia a mudança.

A proposta tem forte oposição dos republicanos, que consideram a ação uma "tomada de poder" pelos democratas, já que o estado teria uma representatividade predominantemente desse partido. Oponentes da proposta também dizem que o Distrito de Columbia não deve se tornar um estado da união porque, como sede do governo federal americano, tem interesses que divergem daqueles do restante da nação. Há propostas alternativas, como isentar os moradores da cidade de taxação federal e "devolver" a maior parte de D.C. ao estado de Maryland, segundo informou o National Review.

Se a legislação for aprovada, a maior parte de Washington D.C. passaria a ser chamada de Washington, Douglass Commonwealth, em homenagem ao abolicionista Frederick Douglass. A área em torno da Casa Branca, do Congresso e da Suprema Corte permaneceria uma área federal.