A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse nesta quarta-feira (2) que os Estados Unidos estão satisfeitos pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), ter reconhecido o resultado do segundo turno de domingo (30) que deu a vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Estamos satisfeitos por ver que o presidente Bolsonaro reconheceu os resultados da eleição e autorizou o início do processo de transição. O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] determinou que quem venceu as eleições livres e justas foi o presidente eleito Lula. A vontade do povo do Brasil deve ser respeitada”, declarou Jean-Pierre.
Em breve discurso na terça-feira (1º), Bolsonaro não disse expressamente que reconhecia a derrota, mas não contestou o resultado de domingo. O chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou em seguida que o processo de transição teria início.
Na segunda-feira (31), durante videoconferência com Lula, o presidente americano, Joe Biden, “elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis”.