Imagem mostra a barragem da hidrelétrica de Kakhovka destruída na manhã desta terça-feira, 06 de junho de 2023| Foto: Reprodução
Ouça este conteúdo

Centenas de pessoas continuam presas pelas inundações causadas pelo colapso da barragem de Nova Kakhovka em Oleshky, uma cidade controlada pela Rússia na província de Kherson, e em municípios vizinhos, segundo informaram nesta quinta-feira autoridades ucranianas. O prefeito ucraniano de Oleshky, afastado de seu cargo pela invasão russa, Yevguen Ryshchuk, disse a uma emissora de rádio local que 90% da superfície da cidade continua inundada.

Cerca de 300 pessoas foram resgatadas na cidade, incluindo 120 que estão recebendo tratamento para hipotermia e, segundo representantes ucranianos, há pelo menos três mortos, embora esse número ainda deva aumentar. As autoridades impostas pelas forças russas "abandonaram a população à sua sorte", disse Ryshchuk, acrescentando que a maior parte das operações de resgate foi realizada pelos próprios habitantes da cidade que vieram em auxílio de seus vizinhos.

Embora em Oleshky existam voluntários dedicados a esta tarefa, a situação pode ser muito mais difícil nas cidades vizinhas que eles não conseguem acessar, alertou o prefeito. Além disso, o fato de as forças russas terem apreendido vários barcos de residentes locais nos últimos meses torna o resgate mais difícil.

Publicidade